Sempre disse, que uma rivalidade entre regiões pode ser uma questão saudável, quando não descambamos em violência. Na cidade de Basileia na Suíça, onde morei durante muitos anos, existe uma rivalidade com a cidade Zurique, que pode ser um exemplo de rivalidade saudável. (É claro que terei de excluir a violência no futebol, que é uma loucura global)
Por exemplo: Em Basileia, constrói-se o prédio mais alto da Suíça, Zurique constrói uma ainda maior. O museu de Basileia compra um Picasso, Zurique compra um Matisse… existem anedotas inteligentes de ambas as partes, são contadas com a maior naturalidade… Existem Basilenses que moram e trabalham em Zurique, o mesmo para os de Zurique que habitam Basileia… nunca são agredidos nem maltratados verbalmente, apesar de se notar claramente, a diferença das duas pronúncias do seu suíço alemão…
Como Pan- Cabo-verdiano que sou, sinto-me indignado com a atitude de alguns cronistas de São Vicente e Santiago que irracionalmente entraram numa guerra sobre falsos valores: Que nós, os Mindlenses somos os melhores… que nós, os Badius somos os melhores… Uma burrice de todo o tamanho espoletado por intelectuais de meia tigela, que andam em jornais ladrando falsos valores sobre estas duas ilhas… Cabo-verde é composto por nove ilhas habitadas meus caros cronistas, senhores políticos, e fanáticos bairristas… Em vez de perderem a vossa energia escrevendo e politicando baboseiras, tenham um pouco de dignidade, sejam construtivos nas vossas rivalidades. Parem com atritos dementes, que em nada contribui, para o progresso de Cabo-Verde…
Ruanda, Bósnia etc… são exemplos de barbárie étnica. Cabo Verde, um Povo, uma Nação.
Fonte: Arco da Velha
Pesquisa personalizada
SI NHA TERRA TINHA TXUBA...
"Na noz terra ka tem so morna ku koladera també tem munti aznera ki ta barredu pa baxu stera".
Buddha, na Kem ke Buddha
Ami é di tempo ki na C.V. porta ta fikaba aberto pa kem ki kre entra konbersa toma um pratu di kumida ou simplismenti dexa bentu korri. ami é di tempu ki nu ta brinkaba na rua tudu tipo brinkadera ki tinha sem medu sem pressa. antiz di mi era inda maz sabi na kel pontu la. ma terra muda munti kuza perdi munti kuza straga ma també munti kuza muda pa midjor. Saber mais...
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário