Pesquisa personalizada

SI NHA TERRA TINHA TXUBA...

"Na noz terra ka tem so morna ku koladera també tem munti aznera ki ta barredu pa baxu stera".

Buddha, na Kem ke Buddha

Ami é di tempo ki na C.V. porta ta fikaba aberto pa kem ki kre entra konbersa toma um pratu di kumida ou simplismenti dexa bentu korri. ami é di tempu ki nu ta brinkaba na rua tudu tipo brinkadera ki tinha sem medu sem pressa. antiz di mi era inda maz sabi na kel pontu la. ma terra muda munti kuza perdi munti kuza straga ma també munti kuza muda pa midjor. Saber mais...

segunda-feira, 27 de abril de 2009

CIDADE VELHA



CIDADE VELHA - Candidata a Património Mundial

A cidade de Ribeira Grande esta situada na parte sul da Ilha de Santiago, a 12km da cidade de Praia, com as coordenadas UTM 14°54’N 23°36’O.

Possui cerca de 2000 habitantes, numa área aproximada de 300 hectares.

Ribeira Grande foi o primeiro aglomerado populacional de Cabo verde e a primeira cidade europeia a sul do Trópico de Câncer. Criada logo após o descobrimento da Ilha de Santiago, por volta de 1460, pelo navegante genovês Antonio de Noli e pelo português Diogo Gomes.


www.cidadevelhacandidata-pm.cv


Cidade Velha localiza-se no concelho da Ribeira Grande de Santiago, a +/-15 quilômetros a oeste da Praia, na costa.

Foi a primeira cidade construída pelos europeus nos trópicos e primeira capital de Cabo Verde, quando era chamada de Ribeira Grande. Mudou de nome para evitar ambigüidade com povoação de outra ilha. A cidade nasceu e desenvolveu-se por conta do tráfico negreiro.

Em 2000 foi iniciado um trabalho sob coordenação do arquiteto Siza Vieira para preparar a candidatura desta cidade a Patrimônio Mundial da UNESCO.
A cidade foi porto de parada de dois grandes navegadores: Vasco da Gama, em 1497, a caminho da Índia, e Cristóvão Colombo, em 1498, em sua terceira viagem para as Américas.

Em 1520 foi erguido o primeiro pelourinho na ilha, que hoje é monumento numa praça. Em Cidade Velha está a mais antiga igreja colonial do mundo, construída em 1495, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, no estilo manuelino (gótico português). A Rua Banana, que conduz à igreja, foi a primeira rua de urbanização portuguesa nos trópicos.

A Sé Catedral da cidade começou a ser construída em localização privilegiada, frente ao oceano, em 1555, e terminou em 1693, quando a cidade já tinha perdido muito de sua importância. Foi atacada e totalmente danificada por piratas em 1712, tendo ficado em ruínas, tal é hoje observável.

O Forte Real de São Filipe, que domina a cidade do alto de 120 metros de altitude, foi construído em 1590 para defender a colônia portuguesa dos ataques dos franceses e ingleses.
O Convento de São Francisco foi construído em meados do século XVII, tendo servido como local de culto e de formação. Foi atacado e parcialmente destruído por piratas em 1712.

Fonte: Wikipedia.

Sem comentários: